Geografia


Porque no Brasil não temos "grandes" terremotos?
Terremotos são raros no Brasil porque o País está localizado no centro de uma das grandes placas que compõem a superfície terrestre. Os terremotos acontecem nos limites entre as placas, onde há uma constante movimentação. Por isso, países localizados nos limites entre duas placas são os principais alvos desses desastres naturais.

Fonte:http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-7585,00.html

Porque no Brasil não possuímos vulcões?
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. Dessa forma, os vulcões que aqui existiram nesse período tornaram-se extintos (não ativos) e hoje em dia não causam nenhum tipo de transtorno como em outras áreas do mundo, onde as erupções vulcânicas geram vários prejuízos.

Fonte:http://www.brasilescola.com/brasil/vulcanismo-no-brasil.htm

Porque podemos dizer que os vulcões são forças construtivas e não destrutivas?
Na natureza, as forças construtivas são aquelas que constroem e criam a terra. As forças naturais construtivas incluem a deposição de sedimentos, a deformação crustal e a atividade vulcânica. A deposição de sedimentos refere-se a partículas que são depositadas pela chuva, neve, gelo ou vento, formando rochas em camadas ao longo do tempo. A terra é construída através de atividade vulcânica, como os fluxos de lava de um vulcão, o arrefecimento e a transformação em pedra. A deformação crustal é uma força construtiva através da qual as placas tectônicas da Terra causam o fraturamento das pedras (criando rachaduras e cânions) ou uma elevação (a criação de montanhas).

Fonte:http://www.ehow.com.br/forca-construtiva-forca-destrutiva-info_232746/

Nenhum comentário:

Postar um comentário